O livro contém apenas 97 páginas. Leitura rápida, crítica e reflexiva sobre esse momento conturbado e histórico que foi 2020.
O primeiro texto do livro, "Na batalha Contra o Coronavírus, Faltam Líderes à Humanidade", Harari fala sobre nossa posição privilegiada para combater doenças, epidemias e pandemias, comparando com outras grandes que ocorreram no passado, mas faz severas críticas a muitos líderes mundiais que preferiram ficar culpando A ou B ao invés de agir a tempo.
Em "O Mundo Depois do Coronavírus", o autor faz uma alerta em relação ao uso das tecnologias de monitoramento que podem ser usadas depois para propósitos políticos escusos, cerceando a liberdade e assumindo uma forma de autoritarismo. O historiador lamenta o fato de os Estados Unidos, por culpa do Trump, ter deixado de ser liderança mundial nessa pandemia.
No terceiro texto, "O Coronavírus Transformará Nossas Atitudes Diante da Morte? Muito Pelo Contrário", Harari trata da questão religiosa e espiritual do ser humano, alegando que a longevidade trazida pelo avanço científico deu mais tranquilidade para o ser humano e apego à vida, em contraposição ao que pregam as grandes religiões: que a pós-vida é o grande objetivo do ser humano. Antes as pessoas morriam em decorrência de doenças que hoje são curáveis. Hoje, de certa forma o ser humano vem adiando a morte. Embora houvesse muito pânico e medo no começo, no que tange às mortes causadas pelo coronavírus, a população mundial, atualmente, vê na ciência uma esperança.
Na entrevista sobre o tema "A Pior Epidemia em Cem Anos", o autor fala da gravidade da epidemia, mas expõe sua visão positiva em relação à rapidez no sequenciamento genético do vírus, a testagem de tratamentos e a agilidade para produzir a vacina.
Nos dois Últimos "Lições de Pandemias Passadas e Alertas Para o Futuro" e "Toda Crise Também é uma Oportunidade" ele defende a importância da cooperação internacional no combate a epidemias para que estas não venham a se tornar pandemias.
Para você que deseja uma leitura rápida e reflexiva sobre o ano em que o mundo parou, recomendo o livro!
(Wennes Mota)
Nenhum comentário:
Postar um comentário